Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

O lado B da Cultura

Por Thiago Silva

Nesta edição, do blog Lado B Brasil, vamos abordar um tema que constantemente está a tona na sociedade e na filmografia nacional “cultura, culturas e cultura da periferia”.
Como volante desta edição especial usaremos conteúdos abordados na disciplina Ação Cultural, e indicações de curtas metragem, já que o propósito do blog é exatamente tentar engendrar a reflexão por meio de filmes, com o tema proposto, em que no nosso caso - filmes lado b nacionais, então sejam bem vindos.

Da Cidade à Periferia, a cultura em todo lugar.

A Cultura é a alma de um povo”
Pedrinho Guareschi, sociólogo gaúcho.

Me ocorre que a frase do sociólogo gaúcho Pedrinho Guareschi resume e define perfeitamente o que é cultura, que não lança mão dos meandros conceituais científicos, mas usa da simplicidade para pontuar o que é cultura.
Contudo a explicação que talvez melhor defina a frase de início seria , não menor, mas um pouco mais abrangente, uma em que Johnson (1997) define cultura como um conjunto acumulado de símbolos, ideias e produtos materiais associados a um sistema social [...]
Fazendo um exercício de aproximação dos conceitos à nossa realidade, podemos afirmar que fazemos, construímos e consumimos cultura a todo tempo em todo lugar, Seja na rua, no trabalho, em casa ou na comunidade em que vivemos.

Qual é a sua, cultura?

Se eu perguntar para um nordestino qual é a sua cultura, talvez ele não saberá definir precisamente com termos científicos o que é cultura , mas com certeza com poucos exemplos ele definirá o que representa a sua cultura, tais como a festa de São João, o forró, as comidas típicas, as emboladas, os maracatus e assim por diante.
No mesmo sentido se perguntarem a um jovem da periferia, qual é sua cultura ele não hesitará e dirá que é o hip hop, o pagode, o churrasco, o jogo no campão , o bilhar no boteco e outras manifestações mais.
Contudo, tanto o nordestino – sem o lado pejorativo da palavra - como o jovem da periferia convivem juntos e consomem a mesma cultura, são convivas de um lugar em comum, as ruas, as favelas, os bairros, as vilas, comunidades as cidadelas. É dessa convivência que nascem os sincretismos culturais, as trocas de idéia, mesmo que inconscientemente, fazem surgir outras manifestações sem precedentes.

Os muros da cultura.

O Império Romano foi o maior império da antiguidade. A história afirma que a sua superioridade estava na grandiosidade do seu exército. Assim conquistava e dominava por séculos outros povos. Mas para dominar um povo, por menor expressão que este tenha, era necessário dominá-lo também culturalmente.
É neste sentido que a Cultura de Elite se manifesta, tanto para excluir como para dominar, em que uma não é alheia a outra, no entanto essa cultura não é tangível apenas para a elite que não se reconhece e fatalmente nega seus traços e hábitos da cultura popular, isso tanto dos “intelectualóides acadêmicos” como aqueles que acreditam na ideia ilusória de uma cultura erudita superior.
Hoje o há um movimento claro de consumo da cultura popular por parte da elite, seja o samba de raiz que nasceu na favela e hoje está nos bares mais caros, as batidas do funk nos altos bailes de formatura– que insistem em dizer que não é cultura - e os cordões de carnaval pelo Brasil. Toda essa manifestação cultural subleva e mostra às elites a necessidade de um auto-reconhcimento, um exercício de respeito e ao mesmo tempo humildade em assumir o papel de cidadão integrado como um todo, pois em termos de sociedade e cultura somos de fato um povo só.


E se não fosse o samba
quem sabe hoje em dia eu seria do bicho?

Não deixou a elite me fazer marginal
E também em seguida me jogar no lixo”
Bezerra da Silva

Abaixo seguem Curtas de nossa indicação com as mais variadas manifestações culturais, alguns divertidos, outros chocantes mas todos permeando a cultura.

GANHE uns minutinhos do se tempo, assista ao vídeos e comente.

Bom filme.

Augusta ao Gosto 


Gênero Documentário
Ano 2006
Duração 8 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil
Local de Produção: SP


O documentário Augusta ao Gosto mostra as mais variadas “tribos” que transitam pela rua Augusta, desde prostitutas, camelôs e a galera do hip hop entre, o ponto alto do curta é a nostalgia da senhora ao falar de uma Augusta nos tempos da jovem guarda e um senhor com a barba enorme explicando, com uma lucidez tremenda, as variantes, suas diferenças e discrepâncias, com suas tradições e contradições, sobre suas mazelas e belezasde umas das ruas mais movimentadas de São Paulo.




Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=4834&Exib=5937. Acesso em: 30 mar 2011

Sou Rocinha Hip Hop


Gênero Documentário
Elenco G.B.C.R.
Ano 2004
Duração 20 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil


Sou Rocinha Hip Hop é um documentário que trás a cultura dos 5 elementos ao mundo leigo. Foi gravado durante a comemoração dos 9 anos da Ong Grupo de Breaking Conciente da Rocinha.O curta mostra bem o que está acontecendo na periferia, são jovens se organizando e se mobilizando para fazer e acontecer a Periferia.

Parte 1


Parte 2


Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3037&Exib=5937. Acesso em: 30 mar. 2011

Som da Rua - Maracatu Estrela Brilhante


Gênero Documentário
Ano 1997
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola 16mm
País Brasil
Local de Produção: RJ


Secular como uma imensidão de culturas pelo Brasil o Maracatu é umas das festas mais bonitas do pais integrando gerações e perpetuando a tradição da boa festa regional.

Sinópse
Olga Santana Batista lidera o Maracatu Estrela Brilhante, é a representante atual de uma linhagem de líderes de maracatus. D. Olga começou a brincar com dez anos de idade na função de rainha. Também com o pai brincava o Cavalo Marinho e o Fandango. Com a morte do pai, o maracatu foi encerrado. Passou vários anos sem sair. Mas com o apoio de autoridades e comerciantes locais, o Maracatu Estrela Brilhante voltou às ruas. A base é a família de D. Olga. Os ensaios começam em 7 de setembro, exatamente como seu pai fazia. No São João, saem com o coco, o samba, e o banho, tido como o "batismo" de São João que vara a madrugada.






Disponível em: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=1805&Exib=5937. Acesso em: 30 de mar. 2011

Coruja

E o samba pede passagem

Sinópse
O filme mostra a relação de Bezerra da Silva com seus compositores, anônimos garimpados por ele "onde a coruja dorme", nos morros cariocas e na baixada fluminense. Daí surgem sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas mas bem-humoradas de gente simples que mora na favela e conta seu dia-a-dia nas músicas.


Gênero Documentário
Ano 2001
Duração 15 min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil
Local de Produção: RJ



Disponível em:http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=344&Exib=5937. Acesso em: 30 de mar. 2011